Sensei Guérios
Sensei Yamada
Steven Seagal
F.A.Q. Shinken
7 - O Instituto Shinken é ligado a Steven Seagal?
Não, desde 2002. Por motivos pessoais o Sensei Guérios desligou-se de Steven Seagal. Desde 2003 o Instituto é ligado a Yoshimitsu Yamada Sensei 8º. Dan e discípulo direto do fundador Morihei Ueshiba.

8 - Quem representa hoje Aikidô de Steven Seagal?
Hoje, o aluno mais antigo de Seagal Sensei ainda filiado a ele é o Sensei Craig Dunn no Novo México - EUA. Outros dois professores são ainda ligados a ele em Miami e no Missouri. De acordo com carta assinada pelo próprio Seagal Sensei são as únicas pessoas autorizadas a ensinar em seu nome. O Sensei Haruo Matsuoka era o aluno mais antigo mas desligou-se em 1997 estando ligado a Seiseki Abe Sensei. Matsuoka Sensei praticava o Aikidô puro de Seagal Sensei porém, após sua mudança segue os ensinamentos de Abe sensei. Larry Reynosa treinou muito tempo sob Seagal Sensei apesar de ter sua base com outros professores do Aikikai. Deixou Seagal no ano 2000 e sempre admitiu praticar uma "visão do Aikidô de Seagal" e não o método puro. O Sensei Guérios deixou Seagal Sensei em 2002.
9 - Tenho visto muitas pessoas dizendo representar o Aikidô de Steven Seagal mesmo aqui no Brasil, isso é verdade?
Não, isso não é verdade. Tantos os alunos do Instituto Shinken como os alunos filiados ao Sensei Larry Reynosa podem declarar-se apenas praticantes do método de Steven Seagal uma vez que o Sensei Guérios e Larry Reynosa foram alunos diretos de Seagal Sensei. Os alunos de Matsuoka Sensei, apesar de ser um grande mestre, seguem agora a orientação de Abe Sensei.

10 - O Instituto Shinken é ligado a Sansuikai de Yamada Sensei?
Sim, apoiamos Yamada Sensei bem como qualquer escola ligada a ele no mundo e estando presente no website da entidade:
11 - Então o Instituto Shinken não é ligado a nenhuma Federação ou Confederação?
O Instituto é ligado à Fundação Aikikai de Tóquio (entidade oficial do Aikidô no mundo) e à IAF - International Aikido Federation, única entidade multinacional reconhecida pelo Aikikai. O Aikikai não exige que nenhuma escola seja ligada a nenhuma Federação ou Confederação. Em outras palavras, apenas sendo ligada ao Aikikai (diretamente ou através de um Shihan/Mestre) uma escola é oficial, qualquer outra organização é inócua perante a entidade oficial, mesmo que tal organização (federação ou confederação de determinado país) seja reconhecida pelo Aikikai.