Sensei Guérios
Sensei Yamada
Steven Seagal
O Instituto
O Instituto Shinken (Shinken Aikido Kyokai) foi fundado em 1992 pelo Sensei Ahnume Guérios (S.A.I.R. Príncipe Gharios de Ghassan Al-Nu'Man VIII) com o nome "Bushido Budo Kai" tendo como princípio a prática e a divulgação da arte marcial denominada Aikidô e da cultura japonesa.

O Sensei Guérios iniciou-se nas artes marciais em 1977 e posteriormente no Aikidô em 1986 (começando a ensinar em 1991), e o mestre que mais o influenciou foi Steven Seagal de quem foi discípulo direto e amigo pessoal durante 5 anos. Sensei Guérios foi o único discípulo direto de Seagal na América do Sul tendo sido seu representante não só no Aikidô corno nos negócios até 2002.

Steven Seagal, além de conhecido astro do cinema americano é também mestre em várias artes marciais e 7º., grau de faixa-preta em Aikidô, tendo sido (antes da fama) o primeiro ocidental a possuir e operar um Dojô (escola) de Aikidô em solo japonês. Em 2002, por motivos pessoais e profissionais, Sensei Guérios resolveu seguir outro caminho.

Em 2003, Yoshimitsu Yamada Sensei 8º.Dan e discípulo direto do Fundador do Aikidô Morihei Ueshiba, deu apoio direto ao Sensei Guérios tornando-se o Shihan do Instituto Shinken.

Sensei Guérios é 5º. Dan (grau faixa-preta) em Aikidô além das faixas pretas em Kenpo Karatê e Kobudo (armas japonesas).

O Instituto Shinken é ligado à Fundação Aikikai em Tóquio, Japão e à IAF - International Aikido Federation através de Yamada Sensei.